sábado, 1 de setembro de 2012

Blumenau comemora aniversário de 162 anos com um belo Desfile neste domingo às 09h30min. Participe. Veja a programação do desfile:

Blumenau comemora aniversário de 162 anos com um belo Desfile neste domingo às 09h30min. Participe. Veja a programação do desfile:
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Desfile aniversário da cidade 2010)

Está tudo pronto para as comemorações do aniversário dos 162 anos de Blumenau. Neste domingo, 2, às 8 horas, no Mausoléu Dr. Blumenau, acontecem as homenagens aos fundadores da cidade. Entidades e instituições da cidade fazem a colocação de flores e acontece o pronunciamento do prefeito João Paulo Kleinübing. A Banda Municipal executará os hinos Nacional e de Blumenau. Logo após o público está convidado a assistir o desfile na rua XV de Novembro, que terá 84 atrações. O desfile começa às 9h30, sentido Praça Dr. Blumenau/Prefeitura.
*
Confira a ordem do desfile deste domingo:

1. BANDA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA
O Exército conta com diversos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva, os NPOR´s, que formam aspirantes-a-oficial anualmente, habilitando-os ao desempenho de funções de comando das frações elementares da tropa, tanto na guerra como na paz. Os Aspirantes-a-oficial formados estarão aptos a compor a reserva estratégica brasileira para a eventualidade de uma situação de guerra ou convocação extraordinária. O NPOR do 23° BI admite, anualmente, 20 Alunos para o serviço militar obrigatório, e o critério de escolha é que estejam matriculados em curso de nível superior e que tenham sido previamente aprovados em teste fisico, intelectual e entrevista. O concludente do Curso de Formação de Oficiais da Reserva no 23º BI é um militar que se identifica com os valores culturais e sociais do Exercito Brasileiro, reconhecendo os direitos, deveres e obrigações inerentes ao Oficial, tornando-se capaz de se destacar como agente difusor e multiplicador de ideias da cultura, da tradição e dos costumes militares para toda a sociedade.

2. BANDEIRAS OFICIAIS (Brasil, Santa Catarina, Blumenau)

3. DR. BLUMENAU ACOMPANHADO DE DOIS JOVENS COM TRAJES DE HASSELFELDE

4. OS IMIGRANTES

5. FAIXA 162 ANOS DE BLUMENAU

6. MISS BLUMENAU
Sabine Bevian é Miss Blumenau 2012, tem 18 anos. Nasceu em Blumenau e é estudante de Engenharia Civil.

7. BANDA MUNICIPAL DE BLUMENAU
A Banda Municipal de Blumenau foi criada com a finalidade de difundir os diversos gêneros musicais. Ela é responsável pela formação de vários profissionais da música da nossa cidade. Foram regentes os maestros Frank Baumgarten, Marcílio Rodrigues, o sargento Edson Ricardo e o maestro Almir França. A Banda Municipal, ao longo do ano, passa por diversas formações, como banda de cerimônias, desfiles cívicos, big bend show - com repertório diferenciado, com coreografia. Na oktoberfest se transforma em Stadt kapelle. E nas festividades de fim de ano, em Banda Noel. Atualmente a Banda conta com 23 músicos e a regência do maestro João Carlos Cúnico.

8. FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU
Localiza-se no centro histórico da cidade e é responsável pela Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, Mausoléu Doutor Blumenau, Museu da Família Colonial, Horto Florestal Edith Gaertner, Gráfica, Escola Número 1, Editora Cultura em Movimento, Banda Municipal, Museu de Arte, Museu de Hábitos e Costumes, Centro Cultural da Vila Itoupava, entre outras unidades que ajudam a fazer a cultura em Blumenau. O desfile deste dia 2 de setembro foi organizado pela Fundação Cultural, que agora quer construir um novo prédio para o Arquivo Histórico da cidade. Entre as atividades realizadas são destaques o Circo Acústico, Biblioteca Ambulante, CineArte, Noites Multiculturais, Temporada de Teatro, CineMãe e Artesanato de Blumenau. A Fundação também realiza eventos consagrados nacionalmente, como o Fenatib - Festival de Teatro Infantil, o Festfolk - Festival de Danças Folclóricas e o Salão Elke Hering. 

9. CÂMARA DE VEREADORES MIRINS
Vereador Mirim - a Câmara vai à Escola está no seu 13º ano de atividade junto às escolas de Blumenau. Integram a Câmara Mirim 14 jovens parlamentares e é atualmente presidida pela vereadora Kirstin Elise Richter Vieira, estudante da Escola Barão do Rio Branco.

10. JARDIM DE INFANCIA PRINCESA ISABEL E JD. DE INF. D. TEREZA CRISTINA
São escolas particulares situadas nos bairros Itoupava Seca e Escola Agrícola, que têm como mantenedora a Ordem Auxiliadora de Senhoras, da Paróquia Luterana de Itoupava Seca. A sua estrutura moderna, priorizando a segurança e valorizando o bem estar da criança, juntamente com uma proposta pedagógica visando a construção do conhecimento, contribui para um ensino de qualidade na educação infantil de Blumenau. As escolas atualmente possuem 330 alunos, atendendo em período matutino, vespertino e integral.

11. CEI ERWIN PASOLD
Localiza-se no Bairro Badenfurt, fundado em 2004, atende atualmente 105 crianças, do Berçário até o Jardim II. Conta com uma equipe de 23 profissionais. Tendo como pratica pedagógica oferecer diversas possibilidades educacionais, para que a criança descubra suas potencialidades.

12. ESCOLA INFANTIL HAPPY KIDS
Desde 1999 acompanha você nas suas primeiras escolhas. Orientando através de uma filosofia baseada no compromisso com a construção e socialização do conhecimento, buscando o desenvolvimento integral da criança. A Direção da escola, professores, colaboradores, pais e alunos parabenizam o município de Blumenau.

13. FANFARRA SIMPLES MARCIAL EBM ANITA GARIBALDI
Fundada em 1993, possui vários títulos regionais e estaduais, sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da APP e de toda a comunidade escolar. "Fanfarra EBM Anita Garibaldi, 19 anos de amor e dedicação à comunidade blumenauense".

14. CENTRO INFANTIL ALGODÃO DOCE
É uma escola privada, localizada na Rua Hermann Tribess. Nasceu para dar um colorido especial ao Bairro Fortaleza. Desde do ano de 2005, é administrada pelo casal Ivan Carlo Marciniak e Cristiane Michele da Silva Marciniak. Conta com uma equipe de 24 profissionais especializados que desempenham suas funções com carinho, com amor e com dignidade sempre respeitando a criança como um ser que deve aprender mantendo seus sonhos e um propósito para a vida adulta. Atualmente atende 150 crianças, de 5 meses a 10 anos. A escola possui turmas de Berçário a Pré Escola e Jornada Ampliada. Possui também aulas extras de inglês e informática inclusas no nosso currículo e balé, judô, futebol e natação como atividades extra classe.

15. COLEGIO EXCELSIOR
No início da década de 90, iniciou o trabalho como creche Kinderhaus. Depois de alguns anos, em 2001, fundou-se a Escola Casinha Infantil. Como a escola foi crescendo a cada ano, surgiu o Colégio Excelsior em 2007, que atualmente atende crianças do Berçário até o 5º Ano do Ensino Fundamental, com aproximadamente 320 alunos. O Colégio Excelsior atende em período integral, matutino e vespertino. O lema do Colégio Excelsior é "Educação feita com amor".

16. ACEVALI - ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DO VALE DO ITAJAÍ
É uma organização não governamental, sem fins lucrativos que visa Promover ações que possibilitem a habilitação e/ou a reabilitação da pessoa com deficiência visual (Cegos e Baixa Visão), possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades que venham a contribuir para sua autonomia pessoal, familiar e comunitária. Foi criada em 1987, e conta com 180 associados inseridos em diversas atividades e serviços.

17. ADVALI - ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS DO VALE DO ITAJAÍ
Fundada em maio de 1990, a Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí se faz presente na sociedade blumenauense, educando, compartilhando e sendo solidária aos diabéticos da nossa cidade. Seu maior objetivo: educar os diabéticos para que conheçam melhor sua patologia. A Advali vem realizando nestes anos um forte e significativo trabalho educativo, complementando, desta forma, a indispensável tarefa do médico endocrinologista. Criar parcerias para que o diabético possa disponibilizar uma melhor qualidade de vida é de interesse da Advali, que está sediada na Rua Paraíba.

18. FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA
Tem como objetivo promover, através de ações voltadas à criança e ao adolescente, terceira idade e grupos voluntários organizados, o bem-estar da família blumenauense.
Criança e Adolescente
A Fundação Pro Família atende cerca de 6.000 Crianças e Adolescentes, distribuídos em 98 pólos nos 26 bairros de Blumenau. Todas as atividades são gratuitas e desenvolvidas no contra turno escolar. São oferecidas atividades de Ballet, Folclore, Esporte, Capoeira, Judô, Violão, Violino, Flauta, Coral, Oficina Alternativa, Teatro e Cerâmica.
Aprendiz
A Fundação Pró-Família, mantêm adolescentes na faixa de 14 aos 18 anos que estão inseridos como aprendizes frequentando cursos de Rotinas Administrativas e Assistente na Área de alimentação.
Hoje atende 1.005 aprendizes no mercado de trabalho, com mais de 400 empresas conveniadas, admitindo adolescentes aprendizes;
Centro de Convivência da Terceira Idade
A atenção à terceira idade é uma das prioridades da Fundação Pró-família, que mantém no Centro de Convivência, um local ideal para atender as pessoas acima de 60 anos. São 6 mil idosos assistidos pela Fundação, distribuídos no Centro de Convivência, 108 núcleos externos e 51 grupos autônomos. Os encontros acontecem semanalmente em diversos bairros da cidade para dançar, jogar e se divertir. Além disso, a Pró-família mantém uma programação especial de passeios, jogos e atividades culturais para os idosos durante o ano.
Clube de Mães
A Pró-família tem cadastrados 130 Clubes de Mães, somando 2.400 mulheres . Três vezes por ano, a Pró-família realiza Workshops para que essas mulheres possam aprender novas técnicas de artesanato e repassar os conhecimentos a outras mulheres.

19. FANFARRA EBM QUINTINO BOCAIÚVA
A Fanfarra que iniciou suas atividades no ano de 2006, conta hoje com 50 alunos . O grupo tem como regente a professora Giovana Gâmba. Tendo atualmente na direção da escola Rosana Luvizotto Lessa, e como diretora adjunta Elisandra Cortes de Oliveira.


20. CERENE - CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA ESPERANÇA
Em 2012 o CERENE completa 23 anos de trabalhos dedicados à sociedade blumenauense no tratamento e prevenção de pessoas com problemas com álcool e drogas. O CERENE nasceu a partir do crescente número de dependentes químicos na cidade de Blumenau, que procuravam ajuda nas igrejas. A partir dessa demanda um grupo de pessoas da Missão Evangélica União Cristã de Blumenau entendeu que não poderia ficar alheio e distante ao problema da dependência de álcool e outras drogas. Atualmente atende 72 pessoas entre adultos e adolescentes. Possuindo unidades de atendimento também nas cidades de Palhoça/SC, São Bento do Sul/SC, Lapa/PR, Joinville/SC e a unidade feminina em Ituporanga/SC.

21. CRUZ AZUL DO BRASIL
É uma entidade cristã sem fins lucrativos, com sede a Rua São Paulo, Itoupava Seca. Fundada em 1995, está presente em mais de 40 países há mais de 130 anos. Tem como proposta de trabalho promover a vida sem drogas, visando a saúde física, psicológica e espiritual para o bem estar individual, familiar e social. Tem como valores: Crença em Jesus Cristo e na capacidade de mudança do ser humano; abstinência; movimento de mútua ajuda; educação continuada; ética e transparência. Tem como alvo e projetos futuros: ampliar o trabalho de prevenção junto à comunidade; a rede de Grupos de Apoio; oferecer educação continuada à distância e concluir a construção da sede da entidade.

22. ASSOCIAÇÃO PAIS E PORTADORES MIELOMENIGOCELE E NEOPLASTIA
Há 9 anos, a CASA DE APOIO oferece atendimento a crianças e adolescentes com câncer e portadores de mielomeningocele de Blumenau e região, proporcionando ações de apoio, orientação e enfrentamento ao diagnóstico com grupos de apoio, palestras sócio educativas, fisioterapia, psicóloga, assistente social, reforço escolar, informática, música, grupos de geração de trabalho e renda. Para proporcionar este atendimento às 70 famílias, a Casa de Apoio conta com a colaboração da comunidade com doações e do brechó de roupas novas e usadas que contribui para manutenção das atividades. Rua La Paz, 38 - Ponta Aguda.

23. FANFARRA EBM PROF. JOÃO JOAQUIM FRONZA
Sua fanfarra, regida pela professora Chirlle Michelene Correa, foi fundada em 2006 e é formada por 37 alunos. O objetivo principal da escola é garantir o sucesso de todos os alunos e comunidade. Está à frente da unidade escolar a Diretora Rainilda Stein Baumgartel.

24. CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
O CVV é um serviço humanitário sem nenhum vínculo religioso ou político. É desenvolvido por voluntários através do apoio emocional oferecido gratuitamente a todas as pessoas que querem e precisam conversar com alguém sobre as suas dores, tristezas e problemas. Tem como compromisso manter o sigilo, o anonimato e a privacidade de todo atendimento que faz.Em Blumenau O CVV completou 27 anos de atividades e atende pelos telefones 141 e 3329 4111 (24 horas). Pessoalmente na Rua Professor Luiz Schwarz, das 7h às 22h, ou ainda por e-mail ou chat da entidade.

25. CASA SÃO SIMEÃO
Fundada a 125 anos a Casa São Simeão iniciou sua história com a construção de uma casa de detenção para alienados na Rua Itajaí, e em 1916 com a reforma, a casa se transformou em hospital dos alienados e passa a ser administrada pelo Governo do Estado. Somente em 1931 o Estado transferiu a administração para o Município que, em 1936 transferiu a administração do hospital para as Irmãs da Caridade da Ordem Franciscana de São José, transformando-se no atual Asilo dos Idosos.

26. HEMOSC BLUMENAU
No início da década de 60, em Florianópolis, foi instalado o Banco de Sangue com objetivo de coleta e armazenamento. E é o Hemocentro Coordenador, tendo como unidades auxiliares os Hemocentros Regionais, localizados nos municípios pólos de Santa Catarina. Atualmente, o Hemosc coordena a Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina, composto por seis Hemocentros Regionais, sendo eles localizados em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e o último inaugurado foi em Blumenau em 2010. O Hemosc de Blumenau já coletou mais de 26 mil bolsas de sangue atendendo aos 35 hospitais e clinicas da região, captando, coletando, processando hemocomponentes e realizando atendimento ambulatorial.

27. HOSPITAL SANTO ANTONIO 
Inaugurado em 1860, o Hospital Santo Antônio tem seus mais de 150 anos de história associados ao desenvolvimento econômico, político e social da cidade. Dr. Hermann Otto Blumenau, fundador da cidade, em 1860 viu a necessidade de criar um espaço para o atendimento médico hospitalar com qualidade para a população da região do Vale do Itajaí. Atualmente tem como mantenedora a Fundação Hospitalar de Blumenau, uma fundação privada sem fins lucrativos. Conta com uma equipe médica de mais de 150 profissionais e aproximadamente 600 colaboradores diretos e indiretos. É referência em várias especialidades médicas como oncologia, ortopedia e materno-infantil, para a região do Vale do Itajaí. A instituição realiza mais de 150 mil atendimentos anuais e disponibiliza quase 200 leitos hospitalares, além de 5 salas equipadas em seu centro cirúrgico. Desde 2000 é certificado pela Organização Nacional de Acreditação , além de ter o título "Hospital Amigo da Criança".

28. REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER 
"Na batalha contra o câncer, nossos soldados usam saias." Há 39 anos a cidade de Blumenau conta com a presença, trabalho e comprometimento da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Sediada à Rua Itajaí, 150, atua nos mais diversos setores, atende 750 mulheres mês com todo o seu amor. Referência nacional, já vestiu nossa cidade de cor-de-rosa em dois expressivos congressos que sediou. Atualmente a sede Estadual está representada em Blumenau. Presença confirmada e afinada com a vida de nossa Blumenau e região. Comprovadamente: QUANTO MAIOR A REDE, MAIOR A PROTEÇÃO!!!

29. FANFARRA EBM LAURO MÜLLER 
A fanfarra teve seu início em 2000. Hoje segue seu trabalho com a regência da professora Jaqueline Rangel e conta com o apoio da direção, professores, funcionários, bem como a APP da escola. A fanfarra é composta de 18 alunos.

30. BANCO DE LEITE HUMANO 
O Banco de Leite Humano é um órgão da Prefeitura Municipal de Blumenau e tem como missão apoiar, promover e proteger o aleitamento materno na região. O Banco de Leite pasteuriza leite humano doado e envia para as UTI´s para que seja oferecido a bebês prematuros internados. Estão, hoje, desfilando doadoras de Leite Humano com seus filhos e familiares unidos com os funcionários e colaboradores do Banco de Leite Humano. Os profissionais do Banco de Leite aproveitam a ocasião para prestar uma homenagem a todas as doadoras de leite de Blumenau e cidades vizinhas.

31. HOSPITAL SANTA ISABEL 
O Hospital Santa Isabel, instituição centenária, que conta com o carisma e espiritualidade das Irmãs da Divina Providência, se caracteriza pela liderança nos serviços de alta complexidade em Santa Catarina. Pioneirismo, infraestrutura, atendimento humanizado e competência profissional são marcas dos serviços. Com uma média de 14 mil internações por ano e um Serviço de Emergência que atende toda a região do Médio Vale do Itajaí, destaca-se pelo serviço de transplante de órgãos, referência em todo o território nacional. O Santa Isabel conta com uma equipe de 950 colaboradores, além dos profissionais de serviços terceirizados. O trabalho multidisciplinar das equipes permite uma atenção a todos os aspectos da saúde do paciente, com objetivo de proporcionar uma recuperação rápida e completa.

32. FANFARRA EBM FRANCISCO LANSER 
A EBM Francisco Lanser começou suas atividades no ano de 1974 com 196 alunos matriculados de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, atendendo toda a comunidade do Bairro Tribess. Hoje a escola oferece espaço desde o pré-escolar até o nono ano do Ensino Fundamental, num total de 988 alunos, 27 funcionários e 49 professores. A escola é mantida com recursos da APP, e tem como Diretora Rosa Maria Brandalise e como Diretora Adjunta Delcí Terezinha Guerra.

33. COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA 
Colégio Sagrada Família, Fundado e dirigido pelas Irmãs da Divina Providência, há 117 anos construindo sua história sempre comprometido com a comunidade oferecendo, uma educação de qualidade, fomentada pelo seu lema "Educando para a Vida". Atende alunos (as) de todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio. Estes, desde a mais tenra idade, trilham juntos os caminhos da construção de uma cidadania plena e humanística. Ballet, dança, karatê, ginástica, basquete, futebol, voleibol, handebol, xadrez, teatro, empreendedorismo, robótica, orientação profissional, projetos, e outros, são atividades extracurriculares que complementam uma educação integral fazendo parte do cotidiano dos alunos do Colégio Sagrada Família. Modalidades esportivas que além de serem atividades de lazer, promovem a qualidade de vida.

34. SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 
A rede municipal de ensino de Blumenau possui 126 unidades: sendo 50 escolas, 2 Unidades de Apoio e 76 Centros de Educação Infantil, atendendo 34.000 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Neste desfile, se faz representar por todos os diretores das Unidades Educacionais, sinalizando a data de fundação, valorizando o passado e o presente das gerações que construíram e fizeram parte da história da Educação em Blumenau. O desfile apresenta o tema "Educação em Blumenau: eu faço parte desta história, inserido na agenda escolar 2012". O desfile cívico da SEMED representa e materializa a participação da sociedade e do poder público na fundação das unidades educacionais, ao longo da história.

35A. FANFARRA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
Fundada em 2004, possui 38 integrantes e tem como regente o professora Andréia Aparecida Tarter Rocinski.

35B. ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
Fundada em 1953. O nome da escola homenageia o Barão do Rio Branco, por ter sido ele uma personalidade importante na história do país, além de grande simpatizante da língua, das artes e da cultura alemã. A escola localiza-se no Centro.
A escola tem como diretor o Prof. Marcos da Silva e conta com 1.750 alunos e 220 professores e funcionários.

36. COLÉGIO MENINO JESUS
O colégio foi fundado em 1995. No início, poucas crianças de várias idades; aos poucos foram formadas turmas dividindo-as de acordo com a faixa etária. Em meados de 2003 a creche passou a ser chamado de Colégio Menino Jesus. Conta com turmas desde a Educação Infantil - ao Ensino Fundamental. Combinar um ambiente familiar e formativo sempre foi o objetivo, conseguido com muita propriedade e qualidade. Todas as salas são climatizadas e constantemente são efetuadas melhorias e inovações em materiais didáticos e pedagógicos, resultando em maior aproveitamento e qualidade de ensino.

37A. FANFARRA EBM GENERAL LÚCIO ESTEVES
Foi criada em 1992 sob a orientação do professor Ariberto Vieira. A fanfarra tem como regente o professor Wilians Ramos Ferreira, sua formação é de Banda Musical, contando com 32 integrantes, sendo 6 instrumentos de percussão e 26 de sopro. Conta também com a colaboração do professor Giuliano Marcos Tillmann, lecionando trombone e trompete.

37B. ALUNOS EBM GENERAL LÚCIO ESTEVES
Foi criada em 1943 na Itoupava Alta. Em 1960, foi transferida para o Bairro Escola Agrícola. A Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, conta com 970 alunos, 92 professores e funcionários. Tem como diretor o Professor Carlos Airton Guerner e auxiliar de direção a professora Indiara Degang de Oliveira.

38. COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO
O Colégio iniciou suas atividades há 135 anos, trabalhando com base nos princípios franciscanos, com uma proposta pedagógica voltada à formação integral do ser humano: intelectual, sensorial, cívica e religiosa. Importantes projetos pedagógicos são desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento e séries. O maior deles é o Projeto Virtudes e Atitudes, que permeia as atividades pedagógicas com ações, atitudes e comportamentos que conscientizam crianças e jovens do seu papel e responsabilidade social, enquanto cidadãos. Hoje apresenta o tema Equidade Social, que prega a busca pelo respeito às diferenças de cada pessoa, eliminando a desigualdade, permitindo que todos tenham dignas possibilidades para viver e se desenvolver.

39B. ESCOLA ADVENTISTA DE BLUMENAU
Conta hoje com 230 alunos da Ed. Infantil ao Ensino Fundamental, 30 funcionários e uma turma de Turno Integral. Neste ano os projetos estão voltados para a área da saúde, tendo como slogan geral "Educação Mais Saúde". A ênfase está sendo dada para os 8 remédios da natureza: água, alimentação saudável, luz solar, exercício físico, repouso, equilíbrio emocional e confiança em Deus. Através da pesquisa nossos alunos têm aprendido a importância de cuidar do corpo e desta forma melhorar a qualidade de vida das famílias. Neste dia a Escola Adventista parabeniza Blumenau por seus 162 anos de existência e vem de forma singela, mas objetiva conscientizar a população na busca de uma vida mais saudável.

40. CEDUP - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
O CEDUP - CENTRO de Formação Profissional Hermann Hering, também conhecido como CIS, foi fundado a 33 anos em Blumenau e conta com mais de 150 colaboradores entre professores e administrativos e atente cerca de 3000 alunos distribuídos em 14 CURSOS TÉCNICOS, 3 cursos de ensino médio integrado à educação profissional e diversos cursos de qualificação. O Cedup é mantido pelo Governo do Estado em Parceria com a Cooperhermann há mais de 20 anos. O Cedup também oferece cursos de Idiomas, Teatro, Curso de Dança em parceria com a Pró Família e cursos de Música em parceria com a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

41. FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Promover o desenvolvimento socioeconômico, valorizar o ensino, a pesquisa e a extensão, integrando-se com toda a comunidade, são os princípios que a FURB, desde a sua fundação em 1964, construiu na sua história. São 48 anos de atividades em que os ideais e os conceitos produzidos na Universidade de Blumenau fizeram nascer uma tradição moldada pela ética, democracia e responsabilidade social. Uma trajetória que uniu teoria e prática e que fez a FURB tornar-se um pólo gerador de conhecimento e referência de inovação na região Sul do País. Com ensino de alto padrão, a FURB conta hoje com aproximadamente quatorze mil alunos distribuídos nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Sequenciais, Ensino Médio, Idiomas, Mestrado e Doutorado.

42A. BANDA EBM MACHADO DE ASSIS
A Banda da Escola conta com 40 alunos e seus professores Ruana Maria Gatner e Bobson Ricardo Brandt. Apresenta-se em festivais, dobrados marciais e desfiles cívicos e em variados eventos. Abrange um repertório de músicas atuais, populares brasileiras, temas de filmes e músicas típicas alemãs.

42. ALUNOS EBM MACHADO DE ASSIS 
A Escola Básica Municipal "Machado de Assis" teve sua fundação em 1906, por decisão da comunidade alemã de Itoupava Seca, que a denominou "Escola Alemã de Altona". Neste ano está completando 106 anos. A Escola conta com 1421 alunos e 106 funcionários, tendo como diretora Denise Maas Vieira e como diretora Adjunta Angela Corrêa Luvizotto.

42A. FANFARRA EBM GENERAL LÚCIO ESTEVES
Foi criada em 1992 sob a orientação do professor Ariberto Vieira. A fanfarra tem como regente o professor Wilians Ramos Ferreira, sua formação é de Banda Musical, contando com 32 integrantes, sendo 6 instrumentos de percussão e 26 de sopro. Conta também com a colaboração do professor Giuliano Marcos Tillmann, lecionando trombone e trompete.

42B. ALUNOS EBM GENERAL LÚCIO ESTEVES
Foi criada em 1943 na Itoupava Alta. Em 1960, foi transferida para o Bairro Escola Agrícola. A Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, conta com 970 alunos, 92 professores e funcionários. Tem como diretor o Professor Carlos Airton Guerner e auxiliar de direção a professora Indiara Degang de Oliveira.

43. EBM ALBERTO STEIN
A Biblioteca Ingo Fischer da Escola Básica Municipal Alberto Stein, localizada no bairro da Velha, desenvolve um projeto de incentivo à leitura. Alunos de 5º ano a 8ª série realizam leituras, trabalhos e musicalização com os grupos da escola. Também levam a leitura para os idosos em asilos de Blumenau, oportunizando o resgate de histórias da infância dos idosos.

44A. FANFARRA EBM PROF.ª ADELAIDE STARKE
Fundada em 2005. Passou por grandes transformações, atendendo as necessidades das apresentações hoje realizadas dentro e fora do recinto escolar. Tem como regente o professor Gian Carlos Candido e possui 28 integrantes participantes da bateria e linha de frente. "Uma Escola de sucesso se faz com a participação de todos!"

44B. EBM PROF.ª ADELAIDE STARKE
Foi fundada em 1980 e está situada no bairro Itoupava Norte. Tem como diretor Valmir Francisco Jorge. Possui 576 alunos. No período noturno funciona a EJA.

45. CASA DA AMIZADE - FEIRA DA SOLIDARIEDADE / ARTESÕES
Fundada em 1966 com objetivo de desenvolver entre suas associadas o espírito de amizade e companheirismo estimulando-as para as ações filantrópicas,assistenciais e educativas,a Associação das Senhoras de Rotarianos/Casa da Amizade de Blumenau tem seu quadro associativo composto por esposas e companheiras de Rotarianos dos 9 clubes da cidade de Blumenau. Reconhecida de Utilidade Publica Federal, Estadual e Municipal, promotora de eventos beneficentes, a ASR tem na sua agenda de trabalho as realizações da Feira da Solidariedade de Natal e a Feira Solidária de Páscoa.Com mais de 50 artesãos o grupo participante é solidário com as ações da Entidade, através da doação de parte de sua renda dos artigos . Atualmente sua Presidente é a Sra. Sara Fogaça.

46. FANFARRA EBM CONSELHEIRO MAFRA
A Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, localizada no bairro Velha Grande. Possui 740 alunos e para desenvolver os trabalhos possui 75 professores e funcionários. A frente dos trabalhos está a diretora Íria Steiner e a diretora Adjunta Joana Cecília Biss Silva. Professor Regente da Fanfarra: Thiago Alves da Silva.

47. ESCOLA INTERNACIONAL DE PA-KUA
Pákua é um conhecimento milenar que estuda as 8 mutações dentro de qualquer área do desenvolvimento humano. Para o seu estudo, o aluno pode optar por várias aplicações do conhecimento de acordo com as suas necessidades e interesses, são elas: Pá-Kua Arte Marcial e Defesa Pessoal, Pá-Kua Armas de corte, Arqueria, Tai Chi, Yoga Sintonia, Pá-Kua Acrobacia e Pá-Kua Ritmo. A escola também oferece tratamentos, através de massagens terapêuticas e acupuntura. A Escola de Pá-kua Blumenau foi fundada em 2005 e está localizada na rua Teodoro Holtrup. Através destes anos de atuação este conhecimento tem servido para aprimoramento dos cidadãos blumenauenses, melhorando sua qualidade de vida e ensinando o verdadeiro sentido do "Ser Guerreiro", que aprende que suas maiores limitações são internas e não externas. 

48. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Possui 11 campus no Estado, além da Reitoria em Blumenau, e conta com 7.800 alunos. Está em fase de implantação o Campus Avançado de Blumenau, que iniciou as suas atividades em março deste ano. Atualmente, o Campus Avançado de Blumenau conta com 73 alunos em cursos técnicos de informática, totalmente gratuitos e de qualidade.

49. BANDA EBM RODOLFO HOLLENWEGER

50. APRABLU - SOCIEDADE PROTETORA DE ANIMAIS
É uma organização não governamental fundada há 13 anos e formada por voluntários que dedicam parte de seu tempo a iniciativas e atividades que visam o bem-estar e a proteção dos direitos dos animais. A entidade desenvolve ações voluntárias voltadas a educação, conscientização, mobilização e organização da comunidade para convivência responsável, saudável e harmoniosa com os animais. Seu foco é a realização de proteção e controle populacional dos animais domésticos e conscientização da população sobre posse responsável.

51. SENAC BISTRO RESTAURANTE ESCOLA
O Senac Bistrô - Restaurante Escola, instalado em 2005, está dotado de adequada estrutura para funcionar como Restaurante e todas as condições para atuar como escola e desenvolver cursos voltados ao segmento da alimentação e bebidas, com foco na Gastronomia e na Confeitaria. O Senac Bistrô tem como objetivo desenvolver a Formação de Cozinheiros, Garçons, Confeiteiros, Salgadeiros que possam atuar em restaurantes da Cidade. Além dos serviços de restaurante, como almoços, jantares e eventos e dos diversos cursos promovidos pela Escola do Senac Bistrô, o Bistrô desenvolve, também, serviços Educacionais como o PAS - Programa de Alimentos Seguros voltado a atender Restaurantes da Cidade que buscam melhorias na qualidade dos Alimentos oferecidos a seus Cliente. Finalizando, o Senac Bistrô oferece Cursos Empresariais, ou seja cursos formatados de acordo com a necessidade do restaurante.

52. ROTARY CLUBE HERMANN BLUMENAU
Foi em 1981 que começou a desenvolver-se a rica história de companheirismo e solidariedade do Rotary Club Hermann Blumenau. Já se passavam 23 anos sem a criação de um clube de Rotary em Blumenau, quando os empresários Rolf Ehlke, Hans Schadrack e Ruy Willecke incentivaram um grupo de 27 jovens profissionais a fundar um novo clube. Os encontros começaram no início daquele ano, mas somente no dia 2 de setembro foi, oficialmente, fundado o Rotary Club Hermann Blumenau, em uma reunião festiva, nas dependências do Tabajara Tênis Clube. Os 27 companheiros fundadores participaram daquele evento tendo sido o advogado Celso Garcia eleito o primeiro presidente. Nos primeiros anos de sua história fez suas reuniões no Grande Hotel, no Clube 25 de Julho, e no Tabajara, até se abrigar em definitivo nas dependências do Teatro Carlos Gomes onde, hoje, regularmente se reúnem seus 42 associados.

53A. FANFARRA EBM FERNANDO OSTERMANN
A fanfarra tem como regente, a professora Caroline Fernandes.
53B. ALUNOS EBM FERNANDO OSTERMANN
Sito no bairro Boa Vista. Diretor: Francisco de Oliveira Filho. Atualmente com 177 alunos da pré-escola a 8ª série, que são atendidos por vinte e quatro professores. A escola foi criada em 1954, pelo prefeito Hercílio Deeke. Inaugurada em 2 de setembro do mesmo ano a Unidade iniciou as atividades com o nome de "Escola Isolada Professor Fernando Ostermann", recebendo este título em homenagem ao primeiro professor a chegar à Colônia Blumenau, Ferdinand Ostermann.

54. INTERACT E ROTARACT CLUB DE BLUMENAU
São programas do Rotary International, maior ONG do mundo, visando iniciar a juventude nos princípios rotários. O Interact é formado por adolescentes de 14 a 18 anos, o Rotaract é voltado a jovens de 18 a 30 anos. Ambos promovem a prestação de serviços, o desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar geral da comunidade. São clubes animados, formados por pessoas interessadas, que realizam todas suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento. Participam ainda deste desfile, membros do Rotary Kids direcionado às crianças com idade entre 8 a 14 anos, que iniciam na vida rotária cercadas de bons exemplos e princípios. A juventude rotária blumenauense parabeniza a cidade de Blumenau e convida a todos para participar desse exemplo de cidadania e solidariedade, que são o Interact, o Rotaract e o Rotary Kids.

55A. FANFARRA EBM ALICE THIELE
É composta de 26 alunos, divididos entre instrumentistas e linha de frente e tem como objetivo a expressão e a criação musical.

55B. ALUNOS EBM ALICE THIELE
Teve seu início no ano de 2000. Hoje segue seu trabalho com a coordenação do professor Rômulo Augusto de Souza e apoio da direção, bem como dos demais professores, funcionários e APP da Escola.

56. SINDILOJAS
Rainhas e Princesas do Comércio 2012:
Rainha - Camila Larissa Eccel Ferrari
1ª Princesa - Dayane Cristine da Silveira
2ª Princesa - Francine Vicente

57. VOVÓ E VOVÔ CHOPÃO
Vovó e Vovô Chopão, símbolos da Oktoberfest de Blumenau desde a sua primeira edição, são grandes divulgadores do turismo local e incentivadores da cultura germânica da nossa cidade. E hoje, como acontece todos os anos, eles vêm à rua XV participar deste belíssimo desfile em homenagem aos 162 anos de Blumenau, trazendo um abraço carinhoso à cidade e seu povo maravilhoso que prestigia este evento festivo. Ein prosit, Blumenau!

58. GRUPO DOS TULIPEIROS
Surgiu em 2009 por um grupo de amigos. A intenção dos fundadores era prestigiar a maior e mais tradicional competição do chope em metro da Oktoberfest. A intenção é trazer esse atrativo da festa para próximo do público que assiste os desfiles. Tanto os homens quanto as mulheres dedicam-se ao máximo para mostrar o lado cultural dessa competição e também se divertem com as tulipas gigantes que já fazem parte dos desfiles.

59. ASSOCIAÇÃO DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO DE BLUMENAU
É composta por trinta e sete Clubes de Caça e Tiro de nosso Município. Este pelotão vem formado pelas Bandeiras dos Clubes, Rainha dos Clubes de Caça e Tiro, Viviane Bewiahn e suas Princesas Barbara Luciane e Clarissaa Hordina, também participaram a Rainha Mirim Marilia Harbs com suas Princesas Andreele Cristina Kruger e Larissa Patrícia Theiss. Presentes medalhistas que conquistaram vários títulos de nível municipal, estadual e nacional.

60. PISSWAGEM
O Pisswagem é composto pelos Fassbiermänner, os homens do chope e o Musikfass, o barril da música.
Este trata-se de um carro modificado por engenheiros criativos e malucos que durante um desfile da Oktoberfest em virtude do consumo de chope, perceberam a necessidade de terem um banheiro perto deles. Assim foi criado o Pisswagem, o Pipi-móvel.

61. SOCIEDADE DESPORTIVA VASTO VERDE
Estruturando para dar à comunidade, todo tipo de entretenimento desejado assim como vitórias e glórias para o esporte amador Catarinense. Seu parque desportivo e social, campo futebol suíço e sintético, academias, piscina térmica, playground, churrasqueiras, restaurantes, atividades físicas, grandes eventos esportivos, atividades para a terceira idade e as escolinhas de base esportiva de diversas modalidades, geram uma média de fluxo diário em torno de 500 pessoas que são a garantias da manutenção do bom convívio e a certeza de um salutar lazer. A partir deste ano, conta também com aula de natação e hidroginástica com, piscina aquecida. Na participação em competições esportivas, é destaque nas modalidades: Bolão 16 Masculino e Feminino, Bocha Masculina e Feminina, Basquete Feminino, Karatê Masculino e Feminino, Futsal Feminino, Escolinha de Futebol. Esta na presidência do clube o Sr. Vilson Julio Rosa.

62. AFG - ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS GERMANICOS DO MEDIO VALE DO ITAJAÍ
Blumenau é uma cidade que cultiva suas tradições e a cultura trazida pelos seus antepassados. É por este motivo que em 1993 foi fundada a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, uma associação civil sem fins lucrativos, constituída em sua essência por grupos folclóricos de etnia germânica e, fundamentalmente, destinada à manutenção da cultura germânica na região do Médio Vale do Itajaí. A AFG é composta por 18 grupos folclóricos de Blumenau e região que praticam a dança alemã e mantém vivas as tradições de nossos antepassados, mostrando a originalidade e o colorido de seus trajes, a alegria das danças e o resgate das tradições.

63. BANDA MUSICAL EBM HENRIQUE ALFARTH
Iniciou suas atividades em 2000. As atividades desenvolvidas estão a cargo do professor José Roberto e são realizadas em horários extra classe, com grande aceitação dos alunos.

64. GRUPO FOLCLÓRICO TEUTÔNIA - CATEGORIA INFANTO/JUVENIL
Fundado em 1987, o Grupo Folclórico Teutônia resgata as origens culturais da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga. Representa a etnia germânica, em razão da própria origem da sociedade a que pertence e a região que representa. A categoria Infanto-Juvenil foi fundada no ano de 1996 onde ficou ativo por dez anos, encerrando suas atividades. Em 2012 por iniciativa dos coordenadores Cristina Poltronieri e Ivonei Wippel, o grupo reiniciou suas atividades e hoje conta com 18 integrantes. Pratica as danças folclóricas das regiões de presença natural do idioma alemão. São danças exclusivas para as categorias Infanto-Juvenil, desta forma está incentivando uma nova geração a praticar, respeitar e conhecer a cultura germânica, tão forte em nossa cidade.

65. CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO
Foi fundado em 1954 por um grupo de alemães e descendentes, que achavam importante preservar a cultura e as tradições dos imigrantes alemães. Faz parte da Fecab - Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil, que por sua vez engloba diversos Centros Culturais 25 de Julho no Brasil. Sua denominação é uma homenagem ao Dia da Imigração Alemã no Brasil, que oficialmente aconteceu no dia 25 de julho de 1824 no vale dos Sinos, atual cidade de São Leopoldo/ RS. Os objetivos do Centro Cultural são congregar pessoas, não importando a nacionalidade, religião e descendência, que se dediquem em viver a cultura alemã nos seus usos e costumes, seja na língua, na música, na dança, na culinária, nos esportes, no teatro, entre outros. Bem como honrar a memória dos imigrantes alemães que em muito auxiliaram no desenvolvimento do nosso país e estreitar os laços de amizade com entidades afins.

66. ASSOCIAÇÃO DOS NORDESTINOSDE BLUMENAU
Fundada em 2006, Associação dos Nordestinos de Blumenau, que integra os nove Estados da Região Nordeste, vem trabalhando as tradições culturais nordestina na cidade de Blumenau. Com as apresentações dos grupos do casal de Lampião e Maria Bonita, Frevo, Capoeira, Literatura de Cordel, boi- bumbá e outras. Leis de Utilidade Publica: Municipal, Estadual e Federal, já aprovadas. Neste desfile temos a participação especial do Grupo de Percussão Maracatu Capivara.

67. SAMAE
Neste desfile de aniversário da cidade o Samae faz uma homenagem aos nossos colonizadores, que bravamente liderados pelo fundador do município Otto Blumenau, buscavam a água para seu consumo nas límpidas nascentes e ribeirões, ou até mesmo em poços artesanais cavados com o fruto de muito suor destes bravos homens. Blumenau é agraciada pela existência do Rio Itajaí-Açú e seus afluentes, que fornecem água para abastecimento de toda cidade. Por isso devemos cuidar do rio, não poluindo, não jogando lixo ou outros dejetos, pois é dele que tiramos a água que bebemos. A título de curiosidade, a primeira estação de tratamento de água ETA I, conhecida pelo Museu da Água Gunther Buhr, foi erguida há 69 anos, ou seja, quase 100 anos após a fundação do município. Hoje, Blumenau conta com 4 estações de tratamento, levando água de qualidade para todos os cantos da cidade.

68A. EBM FELIPE SCHMIDT
Está situada no bairro Itoupavazinha. Hoje a escola conta com um total de 75 funcionários e cerca de 1050 alunos. Atualmente tem como gestor geral Antônio Luiz da Silva Pinto.

68B. FANFARRA EBM FELIPE SCHMIDT

69. ACADEMIA DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO RANCHO DE TAURA
Foi fundada em 2011, pelos instrutores e dançarinos Sandro Maciel e Viviane Maciel, conhecedores da dança em sua origem, desde 1999. Participantes também na cultura gaúcha em sua essência. Em 2005 foram convidados a fazer parte integrante de um grupo de dança para apresentações do folclore gaúcho, danças tradicionais e de salão. Ali ficaram até 2010. Hoje a sua sede é na Sociedade Água Verde, em Blumenau e tem como propósito ensinar os passos das danças gaúchas de salão como as origens das mesmas, repassar para seus alunos a postura na dança com seus ritmos, o vaneira, vaneirão, xote, rancheira, valsa entre outros.

70. FMD - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS
Em Blumenau, o Esporte de Rendimento abrange 42 modalidades que representam Blumenau nos Jogos Abertos, Joguinhos e OLESC (Jogos da Juventude Catarinense), além de campeonatos promovidos pelas federações e confederações, em diversas modalidades. A cidade é a maior campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina, com 39 títulos em 51 edições realizadas. Nos Joguinhos Abertos de SC, a cidade também é detentora de uma hegemonia de 13 títulos em 24 edições. Neste momento Blumenau está em Curitibanos nas disputas do 25º Joguinhos Abertos de Santa Catarina com mais de 350 atletas até 18 anos. Hoje neste desfile a FMD está representada por atletas da modalidade de karatê.

71. ASSOCIAÇÃO CHAKUGAN DE ESPORTES
É uma entidade sem fins lucrativos, de caráter social, esportivo e cultural, fundada recentemente, em 2012. Embora seja uma entidade recém fundada, a ACEC nasceu informalmente em 1996, através do trabalho social realizado pelo Professor Vilsio Postingue, também conhecido como Professor "Bito" que lançou o Projeto Universitário Vitória da Vida "Lutando para Vencer as Diferenças", com o objetivo de contribuir para a construção de um processo participativo, social e cultural que colabora no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Acabando com as diferenças e demonstrando para a nossa cidade que perante DEUS somos todos iguais.

72. FANFARRA EBM ALMIRANTE TAMANDARÉ
"Onde há música não pode haver maldade". Com esta frase de Miguel de Cervantes, apresenta-se a Banda Musical da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré. Iniciou suas atividades em 1993. É mantida pela Semed, comunidade, comércio da região e entidades beneficentes.

73. UBER - UNIÃO BLUMENAUENSE DE ESPORTES RADICAIS
Fundada em 1998 a UBER - União Blumenauense de Esportes Radicais é uma entidade filantrópica de utilidade pública municipal que promove o congraçamento dos esportistas radicais de Blumenau e também zela pela estruturação dos esportes na região. A UBER já realizou vários eventos em Blumenau, também foi parceira em ações como criação de projetos para pistas de esportes radicais na região do vale e desde a sua fundação trabalha para que os esportes radicais sejam respeitados, incentivados e vistos como uma forma de manter-se saudável e com qualidade de vida pelas autoridades e comunidade em geral. Em 13 anos de luta, a UBER tem o prazer de participar mais uma vez do desfile de aniversário de Blumenau e de ser uma das entidades referência no assunto esportes radicais do Brasil.

74. ANIME SPORTS
O Anime Sports é um festival de entretenimento multitemático, realizado anualmente em Blumenau desde 2008. Durante o final de semana do evento são realizadas apresentações artísticas e musicais, palestras e competições, tendo como temática principal os desenhos animados e vídeo games originários do Japão, e o esporte, que é visto constantemente nessas criações.

75. CLUBE DAS ANTIGAS
Foi fundado a 2 anos com o intuito de resgatar as raízes mais antigas de nossa cidade e região. Um grupo de jovens que se interessa muito por resgatar memórias antigas, se encontram para procurar nos lugares mais distantes da região as antiguidades que para a maioria da população não tem valor, restauram e colocam em um pequeno museu que é mantido em uma chácara antiga na nossa cidade Guabiruba. Dentre as conquistas, algumas são: rádios, televisores, móveis, equipamentos agrícolas, caixas registradoras de época, bicicletas, triciclos, entre outras raridades. "Clube das Antigas - Fazendo a diferença".

76. CLUBE NÁUTICO AMÉRICA
Fundado em 1920, está situado no Centro Histórico de Blumenau, ao lado do Biergarten. Com apoio da Fundação Municipal de Desportos, alguns sócios, pais e com uma diretoria atuante, prepara e oferece condições à adolescentes para a prática do esporte Remo, uma modalidade olímpica. Em sua história o Clube Náutico América tem muitos títulos conquistados em diversos níveis, entre eles estaduais, nacionais e internacionais. O América mantém uma Escola de Remo, onde aceita atletas a partir de 10 anos, ambos os sexos, onde técnicos especializados fazem acompanhamento durante todo treinamento. Recebe ajuda de voluntários, sócios, pais, empresas, Hospital Santa Catarina, Prefeitura, Fundação Municipal de Desportos, Governo Estadual e outros. Está à disposição da comunidade e autoridades para uma visita à sua sede.

77. AEROBLU - UNIÃO BLUMENAUENSE DE AEROMODELISMO
Foi fundada em 2000. Ao longo de seus 12 anos de existência, vem promovendo a prática e o desenvolvimento do aeromodelismo em nossa cidade. Hoje conta com 27 sócios, que juntamente com suas famílias compõem um grupo coeso. Sua sede e pista estão localizadas no bairro Itoupava Central, à Rua Paulo Zingel. Em 2001 o AEROBLU sediou o Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo Escala, que contou com a participação de competidores de todo o Brasil. Por 2 vezes, também, realizou a Copa Brasil de Escala, evento de nível nacional, alem de outros eventos estaduais. Alguns de seus sócios já consagraram-se campeões e vice campeões nacionais, disputando inclusive provas no exterior.

78. SETERB - GUARDA MUNICIPAL DE TRANSITO
Criado em 1979, de início concentrava apenas a administração do Terminal Rodoviário Prefeito Hercílio Deeke; em 1981 assumiu a administração da Guarda Municipal de Trânsito, e em 1984 o Estacionamento Rotativo - Área Azul; A autarquia é o órgão gerenciador e fiscalizador do sistema de trânsito e transporte em Blumenau e também responsável pela administração do Aeroporto de Blumenau. Criada em 2000, a Escola Pública de Trânsito de Blumenau vinculada ao Seterb, tem por filosofia humanizar o trânsito, tornando-o possível de ser usado com segurança e responsabilidade, através da educação. As atividades desenvolvidas pela escola junto às instituições de ensino públicas e privadas bem como empresas e associação de moradores, tem por objetivo a mudança gradativa de comportamento, visando um trânsito mais humano.

79. CLUBE DO FUSCA DE BLUMENAU
Foi fundado em 1999 e atualmente conta com cerca de 30 associados que se reúnem semanalmente, além de trocar idéias e experiências envolvendo a família Volkswagen com motores refrigerados a ar, que também engloba os modelos Brasília, Kombi, Variant, TL, Karmann Ghia e Zé do Caixão. Para os amantes do Fusca há duas datas especiais: o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro e o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho. Para celebrar estas datas, o Clube do Fusca de Blumenau promove eventos de confraternização entre seus associados e demais amantes e proprietários destes carros. O mais importante destes eventos é sem dúvida o Encontro Sul Brasileiro de Fuscas e Parentes, que este ano foi realizado no dia 20 de maio, no Parque Vila Germânica, reunindo 510 veículos e um público aproximado de 6000 pessoas.

80. BLUMENAU AUTOS VETERANEN CLUB
Foi fundado em 1985, é uma sociedade civil sem finalidade econômica, política partidária ou religiosa, e tem como objeto proporcionar a seus associados atividades recreativas, sociais e culturais, agregar os apreciadores de carros antigos e incrementar a preservação e conservação dos carros antigos, cultivando a tradição e protegendo o patrimônio automobilístico.

81. JEEP CLUBE DE BLUMENAU
Fundado em 1987, o Jeep Clube de Blumenau tem participação ativa na sociedade, tanto em eventos festivos como desfiles cívicos, quanto no atendimento a situações emergenciais, onde um grupo especialmente preparado e treinado está apto a prestar apoio à sociedade. No campo social o Jeep Clube tem se destacado em ações de ajuda à comunidade carente, onde se realiza eventos como Jeep Noel, que tem levantado recursos para distribuição de alimentos e brinquedos a essas comunidades. O Jeep Clube de Blumenau conta hoje com um quadro social de 100 sócios que participam de diversas atividades, especialmente preparadas para o lazer e a competição entre equipes. O Jeep Clube conta com uma bem estruturada sede social, inaugurada em 2002, na Rua das Canelas na Itoupava Norte.

82. MOTO CLUBE ESPALHA LAMA
Fundado em 1998 por 6 amigos que andavam em trilhas e tinham a idéia de montar um clube que começou com o nome de Equipe Racing. Em 2002 decidiram mudar o nome do clube para Moto Clube Espalha Lama Blumenau. Hoje são 85 membros. A sede é na Emilio Talmam, os encontros são todas às quartas-feiras. A equipe procura tirar o estresse da semana fazendo trilhas, corridas e campeonatos, mostrando à população que fazer trilha também é um esporte. E todo ano realiza sua feijoada que é um grande sucesso. Em 2008, devido à tragédia de Blumenau, o Moto Clube Espalha Lama junto com o Moto Clube Blumenau e o Moto Clube Bigornas, ajudou o quartel com a entrega de alimentos e remédios nos locais de mais difícil acesso. Por serem motos de trilhas, foi possível chegar nos locais onde havia muito desbarrancamento.

83. BIGORNAS MOTO CLUBE
O Clube teve início em 2004, com um grupo de seis amigos, que resolveram se organizar para participar de eventos de motos e passeios independentes por trilhas e estradas secundárias. A idéia inicial era dos integrantes se reunirem no final de semana e de forma organizada se deslocar até as trilhas ou estradas de difícil acesso, com os devidos equipamentos de segurança, pois a modalidade sempre foi alvo de críticas pela falta de consciência de alguns adeptos deste esporte. Nos últimos anos a quantidade de adeptos a este esporte aumentou muito, aumentando também a quantidade de amigos que participavam dos passeios. Em 2008 foi criado o estatuto, para organizar e determinar os objetivos do grupo. A organização se tornou prioridade, pois o grupo já tinha 40 inscritos com interesses e objetivos diferentes.

Com a criação do estatuto que impõe regras para os participantes, criou-se também o calendário de eventos para o ano, assim todo associado pode dar sua opinião e se planejar antecipadamente para participar dos eventos.

84. TRANSPORTES VALDITUR
Iniciou suas atividades no ano de 1990. Situada na BR 470 KM 55. Possui hoje dezoito ônibus em sua frota, sendo 11 urbanos, três micro ônibus, dois ônibus de Turismo Executivo, um ônibus Leito Turismo Paradiso. Abrangendo ainda mais, a Valditur permite fretar ônibus para grupos com roteiros escolhido pelo cliente ou ainda você tem a opção de escolher pacotes de viagem que incluem: hotel, city tour, refeições e lazer. Os motoristas possuem vasta experiência no ramo e são capacitados para atender bem os clientes Empenhados em manter qualidade e segurança, a empresa vem crescendo e adaptando-se gradativamente às expectativas do mercado no ramo de Turismo, incorporando veículos novos a frota para manter o máximo de conforto e a qualidade.

Fonte: Sueli Petry, diretora Patrimônio Histórico/Museológico FCB (3326-7514 e 9980-4514)

2 comentários:

Vandinha disse...

Não terá o mesmo brilho de anos anteriores, pois não tem os gincaneiros. Esses não podiam faltar.

Vandinha disse...

Não terá o mesmo brilho de anos anteriores, pois não tem a presença dos gincaneiros.