domingo, 2 de setembro de 2012

Renato Borghetti esteve sábado no Teatro Carlos Gomes onde ensaiou com a Orquestra de Câmara de Blumenau a nova Turnê no Sul do Brasil.

Renato Borghetti esteve sábado no Teatro Carlos Gomes onde ensaiou com a Orquestra de Câmara de Blumenau a nova Turnê no Sul do Brasil.
 Foto de Jaime Batista da Silva


Renato Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau em turnê pelo Sul do Brasil
Apresentações acontecerão em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel; Blumenau, Itajaí e Criciúma; Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria
Os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberão, nos meses de setembro, outubro e novembro, o espetáculo "Renato Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau", que reunirá a música erudita e a popular, com canções características da região fronteiriça do sul do Brasil, mesclando ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos. "Nunca tivemos uma experiência com todas as músicas no estilo clássico integrado ao popular, esta será a primeira vez", conta o italiano Daniele Girardello, spalla da Orquestra de Câmara de Blumenau e diretor artístico do espetáculo.
Foto de Jaime Batista da Silva


"Desde que começamos a idealizar o espetáculo queríamos trazer algo novo e temos composições dos maiores nomes da música do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Os arranjos ficaram muito bons, o público vai gostar", completa o diretor artístico. Os concertos contam com a regência do maestro Daniel Bortholossi e produção de Simone Nunes.
Realizados pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering, todos os espetáculos terão entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos teatros no dia de cada evento, a partir das 17h30min.
 Foto de Jaime Batista da Silva


Renato Borghetti
Com 24 trabalhos lançados, Renato Borghetti é um dos símbolos da música do seu Estado. Expandiu as fronteiras da música gaúcha e do instrumento gaita-ponto para todos os continentes, sem perder a originalidade e identidade da música de sua terra. Pela sua natural experiência em outros estilos, que conheceu em suas diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, Borghetti pôde agregar riqueza cultural e influenciar seu trabalho com qualidade.
Foto de Jaime Batista da Silva


Orquestra de Câmara de Blumenau
Fundada em 1981, a Orquestra de Câmara de Blumenau já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, com apresentações nas mais famosas salas de concerto da Europa, como Smetana, de Praga, e o Mozarteum, de Salzburgo. A Orquestra também tocou ao lado de grandes nomes da música mundial, entre eles, Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Paulo Bosísio, Helena Jank, Antônio Meneses, Domenico Nordio e Renato Borghetti.
Na última década, entrou numa nova fase com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, adaptando-se à nova dinâmica do fomento à cultura. Por meio de recursos captados, através de projetos de incentivo, já realizou inúmeros concertos, incluindo duas turnês nacionais; apresentou-se com solistas e maestros convidados de destaque como Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi e João Carlos Martins.
Hoje, a orquestra olha para o século XXI com o objetivo de inovar no estilo e no formato de seus espetáculos, e assim, criar uma identidade própria entre as orquestras brasileiras, sempre mantendo a excelência na execução de seu repertório.
Foto de Jaime Batista da Silva

Um fã do Renato Borghetti é o jornalista João Batista da CBN Rádio Blumenau.
Foto de Jaime Batista da Silva

Confira a programação: 
PARANÁ
02 de Setembro (domingo) – Cine Teatro Ópera – Ponta Grossa
03 de Setembro (segunda-feira) – Teatro Marista – Maringá
04 de Setembro (terça-feira) – Anfiteatro Emir Sfair – Cascavel

SANTA CATARINA
23 de Outubro (terça-feira) – Teatro Elias Angeloni – Criciúma
24 de Outubro (quarta-feira) – Teatro Carlos Gomes – Blumenau
25 de Outubro (quinta-feira) – Teatro Municipal de Itajaí – Itajaí

RIO GRANDE DO SUL
19 de Novembro (segunda-feira) - Teatro CIEE - Porto Alegre
20 de Novembro (terça-feira) - UCS Teatro - Caxias do Sul
21 de Novembro (quarta-feira) – Park Hotel Morotin - Santa Maria

Fonte: Liliani Bento - New Age Comunicação
(47) 3340-0288/ (47) 3340-8208

Nenhum comentário: