domingo, 21 de junho de 2015

Começa neste domingo dia 21 de junho o INVERNO que segue até o dia 23 de setembro. É a estação mais fria do ano. E o inverno será de chuvas e com temperaturas acima da média em SC, conforme informa a Epagri/Ciram.

Começa neste domingo dia 21 de junho o INVERNO que segue até o dia 23 de setembro.
 É a estação mais fria do ano. 
E o inverno será de chuvas e com temperaturas acima da média em SC, conforme informa a Epagri/Ciram.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Previsão do Tempo - 3 meses - 
Junho, Julho e Agosto de 2015

Inverno com chuva e temperatura acima da média em SC. El Niño em curso com influência no Sul do Brasil.
Início do inverno: 21/06 às 13h38min. Fim do inverno e inicio a primavera: 23/09 às 05h21min.

Para o trimestre junho/julho/agosto a previsão é de chuva acima da média e frequente em SC. Estudos científicos apontam para aumento da chuva no Sul do Brasil, em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é que é determinante para prever os eventos extremos.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Climatologia: Em cada mês do trimestre, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices.
Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

Em relação à temperatura a previsão é de um inverno mais ameno em SC, com temperatura acima da média climatológica. Isso não significa que não chegarão ondas de frio ao Estado, mas neste ano devem ser mais escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. Na incursão de massas de ar de origem polar, típicas da estação, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve também podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul. Outra característica do inverno são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este ano temos vários problemas:
- O El Niño vai estar presente, e não há previsão de como vai ser o comportamento porque o clima da Terra mudou.
- O assoreamento dos nossos rios é inegável e o relaxo do poder público é criminoso.
- A proteção da margem esquerda virou uma corrida contra o relógio, já devia estar pronta, agora tem um trator (só 1), que trabalha até nos domingos.
- "Cerca de 300 índios não permitem acesso de trabalhadores à Barragem Norte, em José Boiteux. Eles estão acampados há 10 meses na estrutura de contenção de cheias e prometem sair só após serem atendidos pelos governos federal e estadual." (Jornal de Santa Catarina). Se e quando precisar, a barragem que por enquanto é só um entulho, não podemos contar com ela. Barragem em qualquer lugar desse mundão é tida como área de segurança nacional, só no Brasil que não. Há um grau de engessamento e incompetência dos poderes públicos nunca antes visto na história deste país.
Alguém duvida que a vinda do El Niño vai dar merda?

Anônimo disse...

Vivemos num país onde a vida particular e social do Neymar é mais importante do que a situação geral do toda uma nação. What's up que se foda!