domingo, 14 de junho de 2015

E vem mudança no tempo: O sol volta aparecer a partir desta segunda-feira em Blumenau, mas está chegando uma massa de ar seco e frio de origem polar que vai trazer muito frio. Preparem mais casacos para segunda e terça-feira. Veja as fotos da chuva no bairro Progresso localidade do Jordão neste domingo:

E vem mudança no tempo: 
O sol volta aparecer a partir desta segunda-feira em Blumenau, mas está chegando uma massa de ar seco e frio de origem polar que vai trazer muito frio. Preparem mais casacos para segunda e terça-feira. Veja as fotos da chuva no bairro Progresso localidade do Jordão neste domingo:

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

VEJA A PREVISÃO DA DEFESA CIVIL DE SC

ALERTA 14/06/2015 - 08h:30m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos altos volumes de precipitação acumulados e previsão de continuidade de chuvas nas próximas horas. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.

ATENÇÃO E AVISO METEOROLÓGICO - Fonte: Epagri/Ciram

Neste domingo (14/06) a chuva continua em SC, diminuindo à noite. A previsão é de chuva mais intensa pela manhã e em parte da tarde, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com acumulados até a noite de 40 a 50 mm no Oeste e de 70 a 80 mm em média com pontuais que podem superar 100 mm no Meio e Planalto Sul. Nas demais regiões, os valores esperados variam de 30 a 50 mm em média.

ATENÇÃO No fim do dia, rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h.

ATENÇÃO Massa de ar frio risco de geada no início da semana;
Na noite de hoje (14/06), o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar pelo Sul do Brasil, afasta a chuva de SC e declina acentuadamente a temperatura. Especialmente na segunda e terça-feira o frio será mais intenso com formação de geada em boa parte do Estado, as temperaturas estarão abaixo de zero (-2 a -4°C) no Planalto Sul, entre 0°C e 4°C no Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. No Litoral as temperaturas mais baixas estão previstas para terça-feira, entre 6°C e 9°C


 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


PREVISÃO DO ALERTABLU

Dia 14/06/2015 HOJE DOMINGO
O domingo iniciou com muita nebulosidade em Blumenau, devido à uma frente fria em formação na divisa, entre RS e SC. No decorrer da manhã, com o deslocamento deste sistema em direção ao Vale do Itajaí, há condições para chuva, de intensidade moderada no município. Ao longo da tarde e à noite, o tempo permanece instável com chuva de forma ocasional. Temperatura máxima oscilando entre 18 e 20°C e ventos fracos a moderados de W/NW a E/SE.

Dia 15/06/2015 SEGUNDA-FEIRA
A madrugada ainda permanece com tempo instável e condições para chuva fraca. Ao longo da manhã, à medida que a frente fria se desloca em direção ao Sudeste, ocorre melhora gradual nas condições do tempo. Entre o final da manhã e à tarde, uma nova massa de ar seco e frio de origem polar que avança sobre SC, favorece a redução da nebulosidade permitindo aberturas de sol em Blumenau. A temperatura mínima ocorre no período da noite conforme o ar frio avança sobre o Vale do Itajaí, variando de 10 a 12°C. Porém devido ao vento SW de intensidade moderada, a sensação de frio aumenta.

Dia 16/06/2015 TERÇA-FEIRA


Durante a terça-feira, o tempo permanece estável com predomínio de sol e temperatura baixa nas primeiras horas da manhã em Blumenau, devido ao sistema de alta pressão (massa de ar seco) que atua em SC. A mínima oscila entre 6 e 8°C e no período da tarde, mesmo com o predomínio do sol, a temperatura máxima oscila entre 17 e 19°C. Ventos moderados de W/SW passando a S.

Dia 17/06/2015 e 18/06/2015
A nebulosidade aumenta de forma gradual devido à um cavado (área alongada de baixa pressão) que se desloca por SC, associado à passagem de uma frente fria no oceano. Na quinta-feira, este sistema favorece as condições para chuva em Blumenau entre o período da manhã e à tarde de forma fraca a moderada. Temperatura mínima variando de 9 a 11°C e a máxima entre 21 e 23°C. Ventos fracos a moderados de S/SW passando a W/NW.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Um comentário:

Anônimo disse...

Jaime, muito obrigado por nos manter informados.
O teu blog é muito melhor do que o site oficial da Prefeitura.
O site da prefeitura só funciona em horário comercial até sexta feira. O teu blog funciona até de madrugada, além de ser mais rápido e não travar.
Agora já sei, quando estiver viajando e quiser saber como está Blumenau vai ser através do teu blog e não através do site oficial da Prefeitura.
A Defesa Civil de Blumenau só funciona quando pressionada. Eles ainda tem muito que aprender.