sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alerta da Defesa Civil de SC - Chuvas fortes devem atingir o Vale do Itajaí.

Alerta da Defesa Civil de SC - Chuvas fortes devem atingir o Vale do Itajaí. Foto de Jaime Batista da Silva (Em Blumenau começa a chover forte - 19h30m)

Nesta sexta-feira, 21/01, áreas de instabilidade provocam mais uma vez pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões do estado. Os volumes variam entre 40mm a 60mm em pontos bem localizados da Grande Florianóplis e Vale do Itajaí. No Planalto norte e, principalmente, Litoral norte do estado, o volume pode atingir a casa de 50 a 100 mm, o que pode resultar em pontos de alagamento, e mantém o risco de deslizamento em áreas de encosta, pricipalmente para aquelas já vulneráveis e com solo saturado por causa da chuva dos últimos dias.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br )

No sábado 22/01, chuva persite, os volumes previstos ainda são bastante significativos e podem variar entre 20mm e 70mm, nas áreas mais ao Norte do Estado. Condições de chuva também para o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, porém com menor intensidade. A maré astronômica prevista se mantém alta nos próximos dias, dificultando ainda mais o escomento das águas em áreas alagadas.A instabilidade diminui a partir de domingo, com maiores períodos de abertura e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, devido à presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil:
No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
DEFESA CIVIL DE BLUMENAU : Fone 199
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Nenhum comentário: