quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nesta sexta-feira 7 de Setembro tem DESFILE DA INDEPENDÊNCIA no centro de Blumenau às 09h. Veja a programação do desfile:

Nesta sexta-feira 7 de Setembro tem DESFILE DA INDEPENDÊNCIA no centro de Blumenau às 09h. Veja a programação do desfile:
O desfile começa na frente do Teatro Carlos Gomes e segue até a Alameda Rio Branco.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Desfile 07 de Setembro em Blumenau.
Nesta sexta-feira, dia 07, os blumenauenses participam do desfile cívico em comemoração ao Dia da Proclamação da Independência. O desfile começa às 9h, com saída do Teatro Carlos Gomes, na rua XV de Novembro. Os participantes seguem até a Alameda Rio Branco, parada final.

Confira a programação do desfile:

1 - MOVIMENTOS SOCIAIS
No dia 07 de Setembro acontecem manifestações do Grito dos Excluídos em mais de 1.400 cidades brasileiras, organizadas pelos diversos movimentos sociais. Em Blumenau centenas de homens, mulheres, jovens e crianças participam das atividades organizadas pelo Fórum dos Movimentos Sociais. O objetivo principal do Grito dos Excluídos é questionar a independência do Brasil. É uma manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão e injustiça, e assinalar as possíveis saídas e alternativas. O lema este ano é "Queremos um estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda a população!"

2 - BANDA DO 23º BATALHÃO DE INFANTARIA
Comandada pelo primeiro 1º Tenente Daniel. A banda de música do 23º BI tem participação destacada na sociedade blumenauense, fruto de sua alta capacidade e diversidade musical.

3 - VETERANOS DA FEBE, GRUPAMENTO SAB 23, RESERVISTAS E EX INTEGRANTES DO BATALHÃO DE POLICIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA
GRUPAMENTO DE EX-COMBATENTES
Como uma justa homenagem àqueles que lutaram pela democracia nos campos de batalha italianos junto à força expedicionária brasileira, participam do desfile cívico integrantes da associação nacional dos veteranos da força expedicinária brasileira.

GRUPAMENTO DA SOCIEDADE AMIGOS DO 23º BI (SAB/23)
A sociedade amigos do 23° batalhão de infantaria, sab/23 é uma sociedade filantrópica fundada em 1994 por civis e ex-militares. A sociedade visa auxiliar o 23° bi nas suas diversas atividades, bem como apoiar eventos de cunho social de integração do exército brasilweiro com a sociedade do vale do itajaí.

GRUPAMENTO DE EX-INTEGRANTES DO 23° BI
Este grupamento é composto por reservistas e ex-integrantes do 23° bi, pessoas da sociedade blumenauense, que quando jovens prestaram o serviço militar e juraram defender a pátria com sacrifício da própria vida.

GRUPAMENTO DE EX-INTEGRANTES DO BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA
O grupamento de ex-integrantes do batalhão de polícia do exército de brasília reúne ex-militares que serviram naquela tradicional e valorosa unidade, situada no distrito federal.

4 - POLÍCIA MILITAR
Desde o período colonial, a Polícia Militar se faz presente em Blumenau. Inicialmente, em 1848, contava com apenas 08 (oito) Soldados. Ao longo dos anos, com o crescimento da cidade, a Polícia Militar se estruturou, acompanhando o desenvolvimento da sociedade, sendo, então, necessário aumentar seu efetivo, até que em 1987 foi criado o 10º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente, o 10º Batalhão de Polícia Militar, unidade subordinada à 7ª Região de Polícia Militar, está localizado bairro Vila Nova. É comandado pelo Tenente Coronel Cláudio Roberto Koglin. Sua área de circunscrição atende 10 (dez) municípios, sendo eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. A missão da Polícia Militar é proporcionar a segurança e a tranquilidade para o dia-a-dia da população, através de diversas atividades. Presente 24 horas por dia, a Polícia Militar garante sua segurança enquanto você trabalha, descansa, festeja e se emociona. Em fim, a Polícia Militar está sempre a serviço da comunidade, focada no cidadão. Esse ano, no dia 06 de março, o 10º Batalhão de Polícia Militar completou 25 anos de instalação. Durante todo o ano, diversos eventos estão sendo realizados em comemoração a essa data tão especial para o Batalhão, para seus policiais militares e para a sociedade do Médio e Alto Vale do Itajaí.

5 - BANDA MUNICIPAL DE BLUMENAU
A Banda Municipal de Blumenau, coordenada pela Fundação Cultural de Blumenau e está sob a regência do maestro João Carlos Cunico, foi criada em 1962. É composta por 26 músicos, sendo jovens e adolescentes, que tiveram a oportunidade de se profissionalizar na área da música e hoje fazem parte do exercito, marinha, aeronáutica além de atuarem em diversas bandas de Blumenau e região.

6 - APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Em Blumenau, a APAE foi criada em 1965 e 1966 foi criada a Escolinha da Esperança no bairro Garcia abrigando os primeiros 16 alunos. Hoje a APAE de Blumenau é a mantenedora do Instituto Integrado de Educação e Saúde Professora Estella Maria Caropreso.Esta desenvolve um trabalho voltado a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, cujas atuações pedagógicas, clinicas e de assistência social se estendem aproximadamente a 420 alunos, do nascimento aos 67 anos de idade, distribuídos em programas específicos. Tem por objetivo, o desenvolvimento físico, social, psíquico, intelectual e profissional para possibilitar a inclusão da pessoa com deficiência à família e à sociedade, promovendo o efetivo exercício da cidadania.

7 - FANFARRA EBM ANITA GARIBALDI
Foi fundada em 1993. Hoje possui 50 integrantes e está sob regência professor regente Marcos Melchioretto. Fanfarra EBM Anita Garibaldi, 19 Anos de Amor e Dedicação à comunidade blumenauense.

8 - SESI ATLETA DO FUTURO
Atleta do futuro iniciou sua atuação em 2010 em Blumenau, atende 2.503 crianças e jovens de 07 anos até 16 anos na área Esportiva de forma gratuita. Associações ADR KARSTEN, ARTEX, WEG, AMABA (Badenfurt) e no Centro Esportivo do SESI na rua Itajaí. Esportes diferenciados como: tchoukball, rugby, ultimate fressb; badminton, roquei na grama, e esportes tradicionais: atletismo; basquete; futebol de campo; futsal; ginástica; handebol; tênis de mesa; tênis de campo; xadrez; Parcerias com 09 empresas COTEMINAS, KARSTEN, WEG, METISA, NETZSCH, BOSCH, METISA, ATENBURG, CÍRCULO.

9 - FANFARRA CORONEL FEDDERSEN
Foi fundada em 1988. Conta hoje com 38 integrantes, tendo como responsável o professor Almir José Martina.

10 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CEL. PEDRO CHRISTIANO FEDDERSEN
Iniciou suas atividades no ano de 1954 e tem como patrono Pedro Christiano Feddersen. Localiza-se no distrito de Vila Itoupava. Atualmente, a escola atende aproximadamente 700 alunos e 40 funcionários. Está sob a direção geral da professora Fabíola Thaís Kuipers Mikoseit.

11 - BANDA DE PERCURSÃO ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL GUSTAVO RICHARD
A banda de percussão foi fundada em 2000. É composta por 40 alunos. Sua regente é professora Mônica Maria Schlingmann.

12 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERWIN RADTKE
Localiza-se no bairro Vila Itoupava, mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Seu patrono Sr. Erwin Radtke foi um colono com grande participação na comunidade. A escola é dirigida pelo diretor Vanderlei Wosniak e conta com 100 alunos e 17 funcionários.

13 - BANDA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROF. FRIEDRICH KARL KEMMELMEIR
A fanfarra tem como regente Jhonatas Emanuel Facchini e é composta por 25 integrantes.

14 - ESCOLA BASICA MUNICIPAL PROF. FRIEDRICH KARL KEMMELMEIER
Foi fundada em 1999, localiza-se no bairro da Itoupava Central. Tem como patrono Friedrich Karl Kemmelmeier. Atualmente conta com 350 alunos e 32 funcionários.
Responde pela direção da escola, a professora Ângela Regina de Oliveira.

15 - FANFARRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PEDRO II
Foi fundada em 2002. Hoje a fanfarra e composta por 19 alunos e é regida pelo Prof. Marcelo Henrique da Silva.

16 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PEDRO II
Foi criada com a vinda dos primeiros colonizadores da região. Fica localizada no bairro Progresso. Conta hoje com o total de 665 alunos e 65 funcionários, tem como diretor o Prof. Adilson Renato Bortolini.

17 - FANFARRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PATRÍCIA HELENA FINARDI PEGORIM
Fundada no ano de 2004. Tem como regente a professora Jaqueline Rangel, conta com a participação de 50 integrantes.

18 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PATRÍCIA HELENA FINARDI PEGORIM
Fundada no ano de 1997. Tem como patrono o Sr. Hermann Krutsch. Conta hoje com 220 alunos e 37 funcionários tendo como diretora Marlene Rocha. A escola conta com a parceria da empresa Dudalina da e da Padaria Thaburlai.

19 - FANFARRA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ANNEMARIE TECHENTIN
Fundada em 2008. É formada por 36 integrantes e está sob a regência da professora Maria Helena Grah.

20 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO DURVAL MULLER
Fundada no de 1986, localizada no bairro Velha, tendo como patrono o Sr. João Durval Muller. Conta com 710 alunos e 34 funcionários, tem como diretor Hélio Laurindo. 

21 - FANFARRA ESCOLA BASICA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
Fundada em 2001, com o apoio da APP, e atualmente está sob a regência do prof. Robson Ricardo Brandt e conta com 20 integrantes.

22- ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HERCILIO DEEKE
Fundada em 1960, localiza-se no bairro Velha, tendo como patrono Hercílio Deeke. Atualmente está sob a direção de Renato Tottene, conta com 1.750 alunos e 80 funcionários.

23 - FANFARRA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE JOSÉ MAURÍCIO
Iniciou suas atividades em 2001, participando de vários eventos. Possui 30 integrantes e é regida pelo professor André Luiz Bonomini.

24 - ESCOLA EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE JOSÉ MAURÍCIO
Fundada em 1962, localiza-se no bairro Progresso. Hoje, a escola conta com 1200 alunos e 63 professores. Tendo como diretora geral, Simone Raquel dos Santos. 

25 - FANFARRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LORE SITA BOLLMANN
Foi fundada em 2007 e conta com 20 integrantes e está sob a regência do professor Gian Carlos Candido.

26 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LORE SITA BOLLMANN
Fundada em 12 de maio de 2003, localizada na Itoupava Central. Tem como patrono Sra. Lore Sita Bollmann. Atualmente tem 435 alunos e 46 funcionários, tendo como diretora Arlene Izepon.

27 - FANFARRA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª IZOLETE ELISA GOUVEIA MÜLLER
Foi criada em 2004. Conta com 20 integrantes.

28 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª IZOLETE ELISA GOUVEIA MÜLLER
Fundada em 1970, está localizada no bairro Valparaíso. Tem como patronesse a professora normalista de mesmo nome. Na direção geral, está o Sr. Antonio Carlos Silveira. A escola possui atualmente 530 alunos e 34 funcionários.

29 - FANFARRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL OSCAR UNBEHAUM
Foi criada em 2008. Está sob a regência da professora Jaqueline Rangel. Conta com 20 integrantes.

30 - ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFª ELZA HENRIQUETA TECHENTIN PACHECO
Fundada em 1984, localiza-se no bairro Itoupava Seca. A escola leva o nome de Elza Henriqueta Techentin Pacheco, em homenagem a professora blumenauense. Conta hoje com 590 alunos e 32 funcionários. Tem como diretora geral Tânia Elaine Wuaden.

31 - FANFARA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ALBERTO STEIN
Iniciou suas atividades em 2003. Conta com 30 integrantes, tendo como instrutor o professor Thiago Alves Silva.

32 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ALBERTO STEIN
Foi fundada em 1952. Localiza-se no bairro Velha. Hoje possui 1.250 alunos e 110 funcionários. Escola está sob a direção de Luciana Alves Capela Gonçalves Jorge.

33 - FANFARRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª ZULMA SOUZA DA SILVA
Conta com 30 integrantes e está sob a regência da professora Chirlle Michelene Correa. Escola está sob a direção de Gizéli Coelho.

34 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª ZULMA SOUZA DA SILVA
Fundada em 1979, localizada na Velha. Tem como patrono PROFª ZULMA SOUZA DA SILVA. Atualmente tem 677 alunos e 61funcionários, tendo como diretora Gizeli Coellho.

35 - FANFARA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. LOTHAR KRIECK
Fundada em 1974. Está sob a regência do professor Lucas Eduardo da Silva e Professora Coordenadora Sandra Santos Leite e é formada por 40 integrantes.

36 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. LOTHAR KRIECK
Fundada em 1973. Localiza-se no bairro Água Verde. Seu patrono é o professor de ciências e biologia Lothar Krieck. Está sob a direção geral de Carla Longina Casas da Silva. E conta com 286 alunos e 23 funcionários.

37- ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLPHO KONDER
Fundada em 1953. Localiza-se no bairro da Velha. Possui 1180 alunos e conta 60 funcionários. Está sob a direção de Denise Matiola Todorov.

38 - FANFARRA ESCOLA EDUCAÇÃO BÁSICA GOVERNADOR CELSO RAMOS
Formada por 50 integrantes e tem como coordenadora Tânia Regina dos Santos.

39 - ESCOLA EDUCAÇÃO BÁSICA GOVERNADOR CELSO RAMOS
A história da escola teve início em 1929. Localiza-se no bairro da Glória e tem como diretor geral o professor João Albino Gonçalves. Atende cerca de 1480 alunos e 66 colaboradores.

40 - FANFARRA RÍTMICA COM LIRA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª ALICE THIELE
Foi criada em 2000. Está sob a regência do professor Rômulo Augusto. Conta com 23 integrantes.

41 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª ALICE THIELE
Fundada em 1953, localizada no Garcia. Tem como patrono PROFª ALICE THIELE. Atualmente tem 422 alunos e 68 funcionários, tendo como diretora Rejane Teresa Calsing.

42 - BANDA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS
A Banda da Escola conta com 40 alunos e seus professores Ruana Maria Gatner e Bobson Ricardo Brandt. Apresenta-se em festivais, dobrados marciais e desfiles cívicos e em variados eventos. Abrange um repertório de músicas atuais, populares brasileiras, temas de filmes e músicas típicas alemãs.

43 - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS
Fundada em 1906, por decisão da comunidade alemã de Itoupava Seca, que a denominou "Escola Alemã de Altona". Neste ano está completando 106 anos. A Escola conta com 1421 alunos e 106 funcionários, tendo como diretora Denise Maas Vieira e como diretora Adjunta Angela Corrêa Luvizotto.

44 - SENAI
Fundada em 1955, localiza-se no bairro Victor Konder, contando hoje com 02 Unidades em Blumenau e mais 02 Unidades de extensão em Indaial e Timbó, totalizando aproximadamente 10.000 alunos. O SENAI de Blumenau é Centro Tecnológico do Vestuário e Centro de Referência na área Ambiental.

45 - FANFARRA ASSOCIAÇÃO EDUACIONAL E ASSISTENCIAL SHALOM
Foi criada em 2011. Está sob a regência do professor Tiago Machado. Conta com 14 integrantes.

46 - ASSOCIAÇÃO EDUACIONAL E ASSISTENCIAL SHALOM
Fundada em 1989, localiza-se no bairro Garcia, está sob a direção de Adriana Laurentino. Possui 310 alunos e 36 colaboradores.

47 - FANFARRA PROF WILSON ALVES PESSOA
Fundada em 1948 por alunos e Direção. Esta corporação, conta hoje, com 40 integrantes, tem como regente o professor Rogério João Pereira.

48 - EEB PEDRO II
Fundada em 1889. Localiza-se no Centro. Conta com 1.300 alunos e 93 funcionários. Seu diretor geral é o professor Jadir Booz.

49 - FANFARRA ESPECIAL BARÃO
Fundada em 2004, possui 38 integrantes e tem como regente o professora Andréia Aparecida Tarter Rocinski

50 - ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO
Fundada em 1953. O nome da escola homenageia o Barão do Rio Branco, por ter sido ele uma personalidade importante na história do país, além de grande simpatizante da língua, das artes e da cultura alemã. A escola localiza-se no Centro. A escola tem como diretor o Prof. Marcos da Silva e conta com 1.750 alunos e 220 professores e funcionários.

51 - ENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS DE JOVENS ADULTOS - CEJA
Fundada em 1984, localiza-se no bairro Itouvapa Seca. Conta com 3.057 alunos e 66 funcionários. Está sob a direção de Laisa Ivani Stahke Barthel.

52 - BANDA DE PERCUSSÃO LUIZ DELFINO
Criada em 1939. Atualmente conta com 30 integrantes. Seu regente é Horácio Antônio Braun Jr.

53 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LUIZ DELFINO
O Grupo Escolar "Luiz Delfino" foi um dos seis primeiros do Estado, inaugurado em 1913. Seu patrono foi o médico, político e poeta, Luiz Delfino dos Santos. A direção geral da escola está a cargo do professor Antônio Bernardi. A escola atende 1.360 alunos e conta com 79 funcionários.

54 - SCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. HERIBERTO J. MULLER
Foi fundada em 1962, localizada no bairro Fortaleza.Tem como patrono o Prof. Heriberto Joseph Muller. Possui 1.100 alunos e 53 funcionários, tendo como diretor geral Estevão José da Cunha.

55 ANDA DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PEDRO I
Criada em 2009. Atualmente conta com 30 integrantes. Seu regente é Cíntia Pérola Boos.

56 - CLUBE DE AVENTUREIROS DE BLUMENAU
É um Programa Internacional de Atividade, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que atende criança de 6 a 9 anos. Seu objetivo é de auxiliar os pais no desenvolvimento e aspecto Físico, Metal, Espiritual e Social das criança. 
Fundado no Brasil 1990 - Em Blumenau Iniciou 1995.

57 - CLUBE DE DESBRAVADORES DE BLUMENAU
Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas.
Habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos! O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

58 - GRUPO ESCOTEIRO CRUZEIRO DO SUL
Foi fundado em 1980, pelo engenheiro civil Kentaro Hayashi. Sua sede situa-se no bairro Salto. É composto por 135 membros. Está sob a direção geral da Sra. Rita Cássia Ehlert.

59 - GRUPO ESCOTEIRO TEÓFILO BERNARDO ZADROZNY
Fundado em 1986, localiza-se no bairro Progresso. Hoje conta com 55 membros divididos em lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, chefia e colaboradores. Na direção geral está o Sra. Adriana Tamasia.

60 - GRUPO DE ESCOTEIRO LEÕES DE BLUMENAU
Fundado em 1958, por iniciativa do Lions Club de Blumenau. Localiza-se no bairro Ribeirão Fresco. Possui aproximadamente 220 membros, entre crianças, jovens e adultos. Seu diretor presidente é o Chefe Osmário Nass e na função de Diretor Técnico o chefe Rafael Tamanini.

61 - GRUPO ESCOTEIRO CURT HERING
Em 1983, funcionários da Companhia Hering, com o apoio da comunidade, fundaram o Grupo Escoteiro Curt Hering. Localiza-se no bairro da Velha. Tendo como patrono o Sr. Ingo Hering e como presidente de honra o Sr. Ivo Hering. Conta com 75 membros. A diretoria do grupo é composta por voluntários, tendo como presidente o Sr. Juarez Rodrigues de Souza.

62 - RUPO ESCOTEIRO BLUMENAU
Fundado neste ano, sua sede é na Escola Agrícola. Tendo como patrono Sr. Wilton Duarte e Madalena Duarte. Conta com 31 membros e 9 escotistas voluntários, que estão sob a direção de Vanessa Fátima Haas.

63 - CONSEG
Os CONSEG´S - Conselhos Comunitários de Segurança, foram criados para difundir e implementar a filosofia da Polícia Comunitária que vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção e segurança do cidadão, depende da integração e participação social. Blumenau conta atualmente com 7 (cinco) Conselhos Comunitários de Segurança, sendo eles: CONSEG - Centro / Escola Agrícola e Região; CONSEG Leste - Região da Fortaleza; CONSEG da Região da Velha; CONSEG Norte, CONSEG do Distrito do Garcia, CONSEG do Vortsadt e Região, CONSEG do Badenfurt e Região.
Os Conselhos Comunitários de Segurança buscam uma maior integração entre polícias e a comunidade, além de elencar as prioridades, junto as suas comunidades na área de segurança, e trabalhar na prevenção, colaborando para uma melhor qualidade de vida da população.

64 - CIA HERING
Brigada de Emergência Cia. Hering - 95 de anos de história e pioneirismo!
No ano de 1917, a Cia. Hering formou a primeira Brigada de Emergência, conhecida como Bombeiros da Fiação Hering . Um marco histórico para a Cia. Hering, foi a formação de 38 colaboradoras na primeira brigada de emergência feminina do estado de Santa Catarina, no ano de 1973. Hoje, as brigadas contra incêndio são formadas por profissionais de diferentes áreas, com as mais diversas funções: são operadores de máquinas, analistas, costureiras, tintureiros, mecânicos, embaladeiras e técnicos durante toda sua jornada de trabalho, compondo os mais de 300 integrantes distribuídos nas diversas unidades no Brasil. Mais do que brigadistas, os bombeiros voluntários são exemplos de cidadania e comprometimento com a empresa e com a sociedade.

65 - BRIGADA DE EMERGÊNCIA DA KARSTEN
No ano de 1977, a empresa Karsten formou sua primeira equipe de Bombeiro Voluntário Industrial, pois a empresa no decorrer de sua história sempre teve uma constante preocupação em salvaguardar o seu patrimônio físico e principalmente o humano. Realiza constantes treinamentos de combate a incêndio, primeiros socorros, emergências químicas e resgate em ambiente de difícil acesso, para aperfeiçoar e manter sua equipe preparada para eventuais emergências na empresa e na comunidade. Destaca-se principalmente pelo atendimento prestado as comunidades próximas à empresa, atendimentos estes que são realizados em parceria ao Corpo de Bombeiro Militar de Blumenau e ao Corpo de Bombeiro Voluntário de Pomerode.
Conta atualmente com uma equipe de 150 brigadistas, sendo que no ano de 2011 realizou 22 atendimentos a acidentes de trânsito e dois incêndios externos.

66 - BANDA MUNICIPAL

67 - 3O BATALHÃO BOMBEIRO MILITAR
Instalado no município de Blumenau em 1958, atendendo a um grande anseio e à necessidade da comunidade blumenauense, foi criada uma seção de combate a incêndio, comandada por um Tenente e 13 bravos soldados do fogo. Iniciavam-se então os serviços de Bombeiro neste município, que completou neste ano 54 anos a serviço da vida. Foi a primeira organização de bombeiro militar a ser instalada no interior do Estado. Desenvolvendo as atividades de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-hospitalar, Salvamento em altura, Busca e Resgate Terrestre e Aquático e Atividades Preventivas, o 3o Batalhão desfila hoje com 10 (dez) viaturas de combate, resgate e apoio e um efetivo aproximado de 198 bombeiros, sendo:
50 bombeiros militares;
38 Alunos Soldados Bombeiros Militares;
30 bombeiros comunitários;
80 bombeiros mirins e;
03 cães da equipe de cinotecnia do 3º BBM.

68 - 23º BI (Exército-soldados - quartel - batalhão)
O vigésimo terceiro batalhão de infantaria tem origem no trigésimo segundo batalhão de caçadores e chegou a blumenau em 1939. A sua história permeia a história nacional e está ligada intimamente à do município. Teve participação efetiva na segunda guerra mundial e na revolução democrática de 1964. em agosto de 1957, teve seu batismo em ações de socorro durante calamidades ocorridas em blumenau, voltando a atuar em 1961 e, de modo especial, nas catástrofes de 1983, 1984, 2008 e 2011. Aatualmente, o batalhão é comandado pelo coronel de infantaria Mauro Fialho de Lima e Souza e possui mais de 600 militares em seus quadros.

69 - SAMU
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - foi implantado no estado de Santa Catarina em Novembro de 2005, chegando ao Vale do Itajaí em 2006. O SAMU funciona 24 h/dia e atende urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. Conta com 110 funcionários entre município e estado, integrando a Central de Regulação e profissionais das ambulâncias. São geradas 300 ligações por dia e uma média de 700 atendimentos mês, somente no Município de Blumenau.

70 - GUARDA MUNICIPAL DE TRANSITO
Criada em 1893, a Guarda Municipal da cidade de Blumenau, marcou presença nos eventos importantes da cidade e do Estado de Santa Catarina. Em 1948 é criado a função de Guarda de Trânsito e em 1952 cria-se o Serviço Municipal da Guarda de Trânsito. Hoje, a GMT, como é conhecida tornou-se referência em trânsito no Brasil; prestando relevantes serviços à comunidade como: fiscalização, orientação, educação e atendimento a acidentes de trânsito. 

71 - OPALA CLUBE DE BLUMENAU
Foi fundado em 1996 e localiza-se no bairro da Itoupava Norte. Conta com 20 integrantes e tem na direção geral Nilson Junkes.

Um comentário:

Regina B. Junkes disse...

Obrigada Jaime, muito legal teres razido a Programação para nós.