quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Defesa Civil de Blumenau pede atenção à comunidade para a previsão do tempo nesta quarta-feira.

Defesa Civil está de plantão para atendimentos e pede atenção dos munícipes para previsão do tempo desta quarta-feira, dia 22.

Devido às fortes chuvas que atingiram Blumenau na noite desta terça-feira, a Defesa Civil do município está de plantão para atendimentos de emergências e orientações e solicita a atenção de toda a comunidade para a previsão do tempo de hoje, dia 22. Segundo informações da Epagri, o dia também poderá ter chuva forte já que ventos do tipo jato de superfície trazem umidade da região Oeste do Estado para o litoral.

Das 18h às 22h desta terça-feira, Blumenau registrou uma precipitação de 43 mm, o que representa cerca de 30% da chuva prevista para todo o mês de dezembro. O nível do rio, porém, permanece baixo e estável com 2,53 metros. Durante o período, foram registradas quedas de árvores sobre via pública, fiação elétrica e algumas residências.
Além disso, duas casas foram atingidas - uma delas pela queda de um muro - e outras cinco foram interditadas no Morro da D. Edite, bairro Velha Grande, devido a escorregamentos de terra.
Também houve alagamentos em alguns pontos da cidade devido ao acúmulo de água por enxurradas. Entre os bairros mais afetados estão Garcia, Velha, Ponta Aguda, Itoupava Norte e Itoupava Central. Algumas regiões da cidade ainda se encontram sem energia elétrica.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam diversos chamados e a Secretaria de Serviços Urbanos recebeu pelo menos dez ocorrências envolvendo vias públicas, entre elas a elevação do piso no cruzamento das ruas 7 de Setembro e Amadeu da Luz no Centro.

A situação no momento, porém, é de estabilidade e a Defesa Civil pede tranquilidade e atenção da população. "Temporais como o da tarde de hoje podem ser esperados durante todo o verão", lembra o secretário de Defesa Civil, Major Aldo Neto. Assim, devido a maior frequência de vendavais típicos da estação, a Defesa solicita que todos os munícipes procurem manter aparelhos eletrônicos desligados, telhados, calhas e valas de drenagem limpos em suas residências. Também é importante deixar as bocas de lobo desobstruídas e realizar um acondicionamento correto do lixo doméstico, deixando sacolas plásticas em cestos de lixo em vez de mantê-las no chão das calçadas, para evitar que o material seja carregado pela chuva e cause entupimento das tubulações. A Defesa Civil também recomenda que os munícipes acompanhem com regularidade a previsão do tempo pelos veículos de comunicação.

Fonte: Major Aldo Baptista Neto, secretário municipal de Defesa Civil (3326-1441/9149-2871)

Nenhum comentário: