segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nota de Falecimento: Esporte de Blumenau de Luto: Faleceu Arthur José Novaes.

NOTA DE FALECIMENTO: ESPORTE DE BLUMENAU DE LUTO.
É com pesar que comunicamos o falecimento de Arthur José Novaes, um dos maiores incentivadores do voleibol masculino de Blumenau.

ARTUR JOSE NOVAES
Idade 54
Data Nascimento 11/09/1956
Data Falecimento 13/12/2010
Velado Capela Evangélico Centro
Sepultamento Cemitério Evangélico Centro
Horário 16:00
Observações Faleceu no Hospital Santa Catarina.
*
Comunidade esportiva lamenta a morte de Arthur José Novaes

A comunidade esportiva recebeu com tristeza a notícia da morte de Arthur José Novaes. Com 54 anos de vida, Arthur é considerado um dos maiores incentivadores do voleibol masculino de Blumenau e Santa Catarina. Foi sob seu comando que, em 1985, o voleibol de Blumenau começou a ganhar projeção nacional com o trabalho que desenvolveu na Escola Barão do Rio Branco.

Nascido em 11 de setembro de 1956, na cidade de Rio do Sul, Arthur começou a vida como desportista aos 14 anos de idade, jogando voleibol. Depois de formado em Educação Física, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), começou a exercer a atividade de professor aos 29 anos, ensinando inúmeras gerações e futuros talentos esportivos no atletismo e voleibol nas escolas da cidade. Em 1974 ingressou na Escola Barão do Rio Branco.

A partir de 1985, a trajetória mudou. Como não tinha ginásio adequado para jogar os campeonatos, Artur Novaes resolveu fundar o Clube Escolar Barão do Rio Branco, que foi a primeira escola a participar da Federação Catarinense de Voleibol. A partir daí, Artur Novaes foi acumulando títulos. Foi campeão em todas as categorias, desde a pré-mirim até a adulta e como técnico da Federação, ganhou vários Campeonatos Brasileiros de Seleções. Também levou o time a cinco participações em Superliga.

Para o técnico, o título mais importante foi em 1995, nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Sua última participação em um JASC, como técnico, ocorreu em 2004, quando o voleibol de Blumenau conquistou o título, vencendo Florianópolis, por 3 a 2, no ginásio da Mueller, completamente lotado. Vitória que também assegurava o título geral da competição para Blumenau.

Como dirigente, foi Presidente do Clube Escolar Barão do Rio Branco nos períodos de 1987 á 2006. Presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina nos anos de 2005 e 2006.

Atuou como membro do Conselho Estadual de Desportos, em 1998. Foi conselheiro da Federação Catarinense de Voleibol nos anos de 2003 á 2005. Atuou como coordenador do Departamento de Educação Física da FURB nos anos de 1989, 1990, 1991, 1998, 1999, 2000, 2004 e 2005.

Até 2009, Artur Novaes continuava respirando voleibol 24 horas por dia, dividindo seu tempo entre as coordenações de Esportes e do curso de Educação Física da FURB. Ainda colaborava de forma intensa no projeto da Associação Blumenauense Pró-Vôlei, fundado em 2007, e que foi responsável pelo retorno do voleibol masculino de Blumenau a Superliga, em 2009. “Ele foi um ícone do voleibol de Santa Catarina. Um pai e o maior incentivador que conheci para inúmeras gerações de atletas”, resumiu André Donegá, técnico do time blumenauense (Soya/Blumenau/Mart Plus).

“Seu trabalho será perpetuado e deve ser seguido pelas gerações futuras. No ano passado, na consideração de Conselheiro de Esportes, fui um dos principais apoiadores a sua indicação para receber a Comenda do Mérito Desportivo. A comunidade esportiva está de luto”, comentou Sérgio Vieira Galdino, diretor presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau.

Fontes: Núcleo de Relacionamento/Marketing da Escola Barão do Rio Branco e Comunicação da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau

3 comentários:

Elson C.Ferreira disse...

Perdemos um dos baluartes do esporte Blumenauense,ele dedicou sua vida ao nosso esporte em especial ao Voleibol.Deixou como legado uma gama de atletas vindos de sua escolinha de formação.Sentiremos falta com certeza.

Unknown disse...

Descanse em paz Prof. Arthur.

Gustavo Salvador.

Anônimo disse...

nosso querido amigo p sempre adilson silvana bulsoni