sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Teka terá de apresentar proposta para pagamento de 13º salário e férias.

Teka terá de apresentar proposta para pagamento de 13º salário e férias.

Em audiência nesta quinta-feira, 9, no Ministério Público do Trabalho, ficou decidido que a Teka deverá apresentar uma proposta viável segunda-feira, 13, para o pagamento do 13º salário e férias. A avaliação da proposta será decidida em assembleia, podendo ocorrer greve. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite).
_ Chega de desrespeito e humilhação. Mais uma vez, a Teka não honra com seus compromissos, desvalorizando os trabalhadores _ avalia a presidente do Sintrafite, Vivian Bertoldi.
A Teka emitiu comunicado aos 2.238 trabalhadores das quatro unidades da empresa, em Blumenau e Indaial, quando informou que as férias serão pagas somente no quinto dia útil do mês de janeiro, após a volta dos trabalhadores. O Sindicato lembra que o prazo de concessão de férias, como também seu pagamento, está regulamentado nos artigos 134 e 145 da CLT, portanto, não são passíveis de modificação pela vontade dos empregadores/empregados.
O aviso emitido pela Teka aos trabalhadores informa ainda que a empresa efetuaria o pagamento do 13º salário em duas parcelas, dia 20 de dezembro e 20 de janeiro - para os trabalhadores do setor produtivo, em caso de trabalhadores do setor administrativo e chefias, o pagamento seria em única parcela até dia 21 de fevereiro. A lei estabelece que haverá um adiantamento de 1º de fevereiro a 30 de novembro e a outra parte, a segunda parcela, até 20 de dezembro. Portanto, a medida adotada pela Teka é ilegal.

Mais informações: Vivian Bertoldi, presidente do Sintrafite - 47 9119-6421 .

Nenhum comentário: