terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Empresa Teka atrasa o 13º Salário e Férias. Audiência está marcada para dia 09 no Ministério Público do Trabalho.

Atraso de 13º salário e férias na Teka é tema de audiência no Ministério Público do Trabalho.

Uma audiência nesta quinta-feira, 9, às 11h, no Ministério Público do Trabalho vai tratar sobre o atraso do pagamento do 13º salário e férias coletivas da Teka. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite).
A Teka emitiu comunicado aos 2.238 trabalhadores das quatro unidades da empresa, em Blumenau e Indaial, quando informou que as férias serão pagas somente no quinto dia útil do mês de janeiro, após a volta dos trabalhadores.
O Sindicato lembra que o prazo de concessão de férias, como também seu pagamento, está regulamentado nos artigos 134 e 145 da CLT, portanto, não são passíveis de modificação pela vontade do empregados.
O aviso emitido pela Teka aos trabalhadores informa ainda que a empresa efetuaria o pagamento do 13º salário em duas parcelas, dia 20 de dezembro e 20 de janeiro. A lei estabelece que haverá um adiantamento de 1º de fevereiro a 30 de novembro e a outra parte, a segunda parcela, até 20 de dezembro. Portanto, a medida adotada pela Teka é ilegal.
Na avaliação do Sindicato, a empresa descumpre a legislação trabalhista e se acha no direito de pressionar seus empregados por meio de ameaças, a aceitarem tais procedimentos, além de praticar uma atitude antissindical que deve ser sumariamente combatida.

Mais informações: Vivian Bertoldi, presidente do Sintrafite - 9119-6421 e
Jaimir Ferrari, vice-presidente do Sintrafite - 9119-6450.

Nenhum comentário: